Você está visualizando atualmente Atentados marcaram uma tentativa de golpe
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil (https://agenciabrasil.ebc.com.br/foto/2023-01/lula-e-governadores-atravessam-praca-dos-tres-poderes-e-vao-1673319162)

Atentados marcaram uma tentativa de golpe

O terrorismo pode “ser entendido como a prática política de quem recorre sistematicamente à violência contra as pessoas ou as coisas provocando o terror(p. 1252, Bobbio, Norberto. Dicionário de Política. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1a. ed. 1998).

No dia 08.01 ocorreram atos de terrorismo no Brasil, com ataques aos prédios dos 3 Poderes, símbolos da nossa democracia.

Esse ataque foi feito por seguidores do ex-presidente, Jair Bolsonaro, inconformados com o resultado eleitoral de 2022, justificando seus atos com o mantra bolsonarista “Deus, Pátria e Família”. De forma coordenada, através das redes sociais, vândalos invadiram os prédios, destruíram o mobiliário, obras de arte, eletroeletrônicos, vidros, etc.

Esse caldeirão de ódio e raiva vinha sendo fomentado por Jair Bolsonaro desde sua posse. Incentivou violência contra o Congresso, o Supremo Tribunal Federal (STF), levantou dúvidas sobre o processo eleitoral e a urna eletrônica, como, por exemplo, em 15.03.2020, quando pediu o fechamento do Congresso e do STF.

Desde o resultado eleitoral de 31.10.2022, Jair Bolsonaro se manteve em silêncio após a derrota e não fez declaração aceitando o resultado eleitoral. Por sua vez, seus seguidores interromperam rodovias e ficaram acampados em frente aos comandos militares, pedindo intervenção e golpe militar.

Os dias passaram e os bolsonaristas viram se esvair sua esperança de golpe. No dia 12.12.2022 Lula foi diplomado e eles fizeram atentados violentos em Brasília. No dia 01.01 Lula tomou posse e não houve protestos, devido ao forte aparato militar.

Decepcionados com os militares por não terem feito golpe militar, os seguidores de Bolsonaro no dia 08.01 organizaram uma grande manifestação em Brasília, convocada pelas redes sociais, com aparato logístico financiado (transporte, acomodação, alimentação). Centenas de ônibus chegaram de todo o país. Os manifestantes saíram do acampamento no Setor Militar Urbano, em Brasília, e marcharam até a Praça dos Três Poderes, romperam o cinturão militar (de segurança frágil) e invadiram os prédios.

Os ataques violentos deixaram o país abismado. A violência mostrou a verdadeira face dos Patriotas defensores de “Deus, Pátria e Família”, interessados apenas em ter seus resultados políticos atendidos, caso contrário, fariam, como fizeram, ações terroristas para dar um golpe.

O país esperava mais de quem se diz Patriota. Esperava eles seguirem as leis, cumprirem as regras democráticas, preservarem o patrimônio público, serem amantes da família e religião. Inesperadamente, colocaram em risco sua vida pessoal, patrimonial e jurídica e, com uso de bandeiras e com roupas nas cores verde e amarela, destruíram o patrimônio público.

Felizmente nossa democracia e república segue rígida. Prédios podem ser reconstruídos e obras podem ser restauradas.  No final, a data de 08.01 entrará para a história como uma tentativa de golpe fracassada.

Deixe um comentário