No momento, você está visualizando Um anexo do Ministério da Agricultura

Um anexo do Ministério da Agricultura

  • Categoria do post:Geral
  • Comentários do post:0 comentário

Foto: Por Miranda Smith, Miranda Productions, Inc. – Chico & Ilsamar Mendes 1988.png, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=75243449

 

 

O Ministro do Meio Ambiente, Sr. Ricardo Salles, no dia 11.02.2019, no Programa Roda Viva, fez diversas alegações polêmicas e esclarecedoras.

No início, o Ministro disse “haver um preconceito contra o agronegócio e isto prejudica termos uma agenda de harmonização dos interesses do desenvolvimento e do meio ambiente”.

No último bloco, sobre o tema de desmatamento, o Ministro afirmou: “Agricultura é que tem feito maior parte do PIB, agricultura tem feito avançar o Brasil, vários agricultores brasileiros dependem de atitude responsável do governo brasileiro”.

Logo a seguir Ricardo Lessa, Coordenador, perguntou: “Qual a sua opinião sobre Chico Mendes?”, no que Ricardo Salles respondeu: “Eu não conheço Chico Mendes, eu tenho um certo cuidado em dizer, falar de coisas que eu não conheço, eu escuto histórias de todo lado, do lado dos ambientalistas, mais da esquerda, enaltecendo Chico Mendes, os que são do agro, que são da região, falam que o Chico Mendes não era isso contado… Chico Mendes usava os seringueiros para se beneficiar, fazia uma manipulação da opinião”. Ricardo Lessa afirmou: “Mas ele morreu pobre”. A seguir, Ricardo Sales continua: “Que diferença faz Chico Mendes neste momento?” A Jornalista Cristina Serra  afirmou: “Chico Mendes é reconhecido pela ONU.”, no que Ricardo Sales contestou: “A ONU reconhece um monte de coisa errada também.

Políticos criticaram a fala do Sr. Ricardo Salles e defenderam a memória e a importância de Chico Mendes.

O Jornal O Globo, no dia 12.02.2019, publicou fala da ex-ministra do Meio Ambiente e líder da Rede Sustentabilidade, Marina Silva, na qual afirmou que Salles “não sabe da relevância de Chico Mendes por motivos óbvios: não é ambientalista e é desinformado” e completou “Chico faz parte do Panteão da Pátria e é reconhecido mundialmente. Apesar da ignorância de Salles, a luta de Chico permanece viva”. Em seu blog, Marina Silva, declara: “Permanece viva em minha memória a imagem desse grande amigo, irmão, mentor e companheiro de luta, com projetos de desenvolvimento comunitário empunhados nas mãos, andando nos corredores das instituições, pedindo apoio de cientistas, ambientalistas, sindicatos, partidos políticos, órgãos de governo”.

O próprio vice-presidente, Hamilton Mourão, no Jornal O Globo, disse: “Chico Mendes faz parte da História do Brasil na defesa do meio ambiente“.

No final de 2018 houve uma polêmica sobre a provável extinção do Ministério do Meio Ambiente, com a transferência de suas funções para o Ministério da Agricultura, e, isto não ocorreu, pelo fato de a extinção poder dificultar as exportações do agronegócio.

Entretanto, convenhamos, o Ministro escolhido para ocupar a pasta do Ministério do Meio Ambiente, Sr. Ricardo Salles, tem se mostrado completamente despreparado para o cargo, defensor não dos interesses da pasta e sim do agronegócio, ainda quer recontar a história do Brasil ao negar de forma desrespeitosa a existência e o grande trabalho realizado por Chico Mendes.

Entre as funções do Ministro do Meio Ambiente se espera a defesa do próprio meio ambiente e também de todas as pessoas que o defendem, inclusive Chico Mendes, morto em defesa desta causa e, na verdade, precisamos mais de outros Chico Mendes.

O Sr. Ricardo Salles defende o discurso e, também, os interesses do agronegócio e, assim, age como se fosse outro ministro da Agricultura. Na defesa dos assuntos do agrado do agronegócio, torna-se o seu Ministério um anexo do Ministério da Agricultura, com prejuízos para o frágil e já combalido meio ambiente.

Deixe um comentário