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Foto: Luis Villasmil (https://unsplash.com/pt-br/fotografias/4V8uMZx8FYA)

Tecnologia Transformadora: O despertar em um mundo futurístico

No dia 04.01.1994 Jonathan, com 30 anos, caminhava, mas, de repente sentiu um mal estar e desmaiou. Foi internado e ficou em estado de coma até acordar 29 anos depois, no dia 10.02.2023.

A família ficou em festa, o filho renasceu.

Jonathan, acompanhado de sua irmã Maria, saiu na rua e respirou o ar puro.

Jonathan sugeriu pedir um táxi para dar uma volta pela cidade. Estranhou quando Maria usou um aplicativo no celular para chamar um carro. O motorista chegou conforme indicado no aplicativo. Jonathan viu o aplicativo ter informações, desde a placa do carro até o nome do motorista, e ficou surpreso ao ver o motorista saber o nome de Maria. Percebeu que os táxis não eram mais como antigamente.

Maria parou em frente a um Shopping Center. Ela levou Jonathan a uma loja de roupas masculinas para fazer compras. Ele gostou de uma calça, um tênis e um par de meias. Maria disse para ele ir pagar as compras. Ao chegarem no caixa, Jonathan não entendeu a ausência de atendentes. Maria mostrou que o pagamento era feito pelo próprio cliente, escaneando os códigos de barras dos produtos e, no final, realizando o pagamento com cartão de crédito ou débito. Jonathan percebeu que havia seis terminais de autoatendimento e que a tecnologia tinha substituído os funcionários.

Maria e Jonathan saíram da loja com as compras e passaram em frente a um Banco. Jonathan viu não ter filas de clientes e nem funcionários no atendimento. Maria entrou na agência bancária e mostrou os terminais de autoatendimento para saques, pagamentos de contas por código de barras, transferências entre contas, depósito de dinheiro e cheques, entre outros. Explicou também que essas transações estão disponíveis nos celulares, exceto o saque em espécie. Jonathan disse: “Onde estão os funcionários dos caixas? Antes havia dezenas deles.

A seguir, Maria e Jonathan foram a uma lanchonete. Jonathan procurou por um garçom ou atendente, mas não havia. Maria explicou a nova forma de atendimento. O pedido é feito em um computador disponível na mesa, onde também tinha o cardápio. Eles fizeram o pedido dos lanches e, em 10 minutos, um funcionário trouxe os lanches e os refrigerantes. No final, fizeram o pagamento no próprio computador, escaneando um QR Code via aplicativo de pagamentos do celular.

Jonathan estava intrigado. Ele havia passado décadas deitado e o mundo havia mudado muito.

Para se atualizar, ele quis ler jornais e revistas atuais, mas não encontrou nenhuma banca de revistas por perto. Maria explicou que os jornais e revistas estavam disponíveis para leitura em celulares e computadores, alguns gratuitamente e outros mediante assinatura.

Ao chegar em casa, Jonathan disse que no dia seguinte compraria um celular. Estava exausto com tantas novidades, atordoado com as mudanças e sem entender completamente como as coisas funcionavam. Ele estava cansado e decidiu descansar um pouco.

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