No dia 06.12 foi publicado o artigo “O projeto do PSDB para consertar o Brasil”, na Folha de São Paulo, assinado por João Dória, presidenciável pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), apresentando a primeira proposta eleitoral para 2022.
Ele afirma a intenção de apresentar um “projeto que vai consertar o Brasil”.
O artigo apresenta 7 (sete) pontos iniciais discutidos nas prévias eleitorais do PSDB.
O primeiro ponto apresentado é o combate à fome e à miséria. Para isso, o PSDB pretende manter os programas de transferências de renda, geração de emprego, fazer reformas e manter as contas públicas equilibradas, sem furo do teto dos gastos.
O segundo ponto é a geração de emprego através do investimento, da educação e do aumento da produtividade.
O terceiro ponto é aumentar a atração de investimentos com a recuperação da credibilidade internacional do país para atrair recursos externos, através de “desestatização, PPPs, concessões e privatizações”.
O quarto ponto é o governo ter responsabilidade fiscal, com gastos nos limites do Orçamento, redução dos desperdícios, reforma administrativa, priorização do investimento público, com realce para “estabilidade econômica, combate à inflação e responsabilidade fiscal são marcas das gestões do PSDB”.
O quinto ponto é o aumento da competitividade, com recuperação da indústria nacional, através da reforma tributária e da educação.
O sexto ponto é promover a agenda ambiental, com combate ao desmatamento, às queimadas e ao garimpo ilegal. O Brasil deve liderar a economia do baixo carbono, com “matriz energética sustentável, indústria 4.0, comunicação 5G e um agro aliado ao meio ambiente”.
O sétimo ponto é o Brasil recuperar a sua autoestima, com o governo gerando oportunidades, com diálogo e cooperação, com respeito às instituições, equilíbrio dos poderes da República, transparência e democracia.
Dória reforça a necessidade de trabalhar pelo desenvolvimento para sairmos do quadro de recessão e afirma ter a intenção de construir o Projeto Brasil “para garantir um futuro de desenvolvimento e esperança para o país”.
Na proposta, ele afirma e concordo, quando diz ser necessário discutir e aprofundar a proposta.
É preciso acrescentar a visão de uma economia do futuro, voltada para o conhecimento e para a auto suficiência. Também ter proposta de política pública de segurança, para diminuir o número de encarcerados e garantir a prisão efetiva, com vida, dos criminosos para poderem ser processados e condenados. Na reindustrialização é preciso acrescentar a meta de agregarmos valor a nossas exportações de alimentos e minérios, além de monitorar incentivos para sermos auto suficientes na produção de manufaturados.
Essa primeira proposta é importante e espero os demais candidatos apresentarem suas metas de trabalho, para enriquecer o debate das soluções dos problemas nacionais.