Foto: Imagens Mycchel Hudsonn Legnaghi / São Joaquim Online
No dia 03.01.2019, após a cerimônia da transmissão de cargos dos Ministros, Damares Alves, Ministra do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, afirmou, ainda em tom de campanha eleitoral: “É uma nova era no Brasil. Menino veste azul e menina veste rosa”. Deve ter sido um dos momentos de emoção da Ministra, pastora acostumada a fazer apresentações em Igrejas sem ser interrompida e nem mesmo contestada. A frase dita por ela viralizou nas redes sociais e milhares de pessoas indignadas, se posicionaram contra a sua fala.
É bom lembrar à Ministra, que em suas novas funções, tem a obrigação de defender e representar os direitos de todos os brasileiros e não engessá-los, moldá-los e direcioná-los.
Agora pergunto: E quem não seguir a regra afirmada pela Ministra? Será obrigado a voltar em casa e mudar de roupa? Será preso? Qual represália sofrerá?
Convenhamos Ministra, sua fala foi no mínimo infeliz, desastrosa, discriminatória e mostra um desrespeito a pessoas que pensam diferente da senhora.
A vestimenta é uma segunda pele do ser humano e cada um veste o que acha melhor. Ninguém veste para agradar o outro ou mesmo a senhora Ministra. Aliás, quem fica preocupado em agradar o outro é uma pessoa infeliz, pois isto é impossível e a sociedade valoriza as pessoas que são autênticas e se amam da forma que são.
A realidade é esta Ministra, não se pode moldar as pessoas e dizer que, a partir de agora, todos devem vestir esta ou aquela roupa de certa cor.