Meios de comunicação ou de manipulação?

  • Categoria do post:Geral
  • Comentários do post:0 comentário

A leitura e a escrita são artes milenares.

Toda escrita tem o objetivo de divulgar fatos e ideias. Teoricamente os meios de comunicação devem divulgar somente os fatos e se ater nos limites do efetivamente ocorrido. Já quanto às ideias divulgadas, elas procuram representar a opinião particular daquele articulista específico.

Muitos brasileiros têm dificuldades, desde a escola, de entender o significado de textos e vencer este desafio tem sido uma das metas da escola formal.

Agora, além da dificuldade de leitura, o leitor ainda precisa ficar atento e crítico para todos os interesses envolvidos, pois cada matéria traz como objetivo defender fatos e opiniões jornalísticos, mas também pode ter como escopo divulgar aspectos mercadológicos, políticos e mesmo sociais.

Não se pode também deixar de ter em mente, que cada ponto escrito e publicado tem o seu contraponto, cada verdade alardeada pode conter mentiras enormes, todo lado da verdade pode ter interpretações sob diversos ângulos de análises e é sob todo este contexto que o leitor deve sempre relativizar a sua leitura.

Os meios de comunicação brasileiros são dominados por cerca de 6 (seis) famílias e em diversas oportunidades históricas eles manipularam a opinião pública, em prol de objetivos oportunistas comerciais e mesmo políticos imediatos.

Estas famílias também dominam as agências de notícias e o mesmo conteúdo de notícias pode ser lido em diversos meios de comunicação.

Por sua vez, a mídia publica mentiras e nos dias seguintes reforça o assunto, visando conseguir que esta mentira se torne uma verdade no pensamento das pessoas. Então, o que era uma mentira, passa a ser tratado como uma verdade.

Sempre é bom informar que as pessoas lesadas por informações divulgadas de forma errônea, com o comprometimento de sua privacidade e intimidade, podem acionar o judiciário para terem a devida reparação pelos dados ocorridos.

O importante é o leitor ter espírito crítico sobre o texto que está sendo lido, procurar ter acesso a mais de um meio de comunicação com enfoque diferente sobre os assuntos e não se deixar levar por conclusões espetaculares de um ou outro articulista, pois muitas vezes os meios de comunicação, ao invés de estarem preocupados em divulgar os fatos, estão focados em manipular a opinião pública.

Atualmente os leitores têm ao seu dispor, além dos meios tradicionais de comunicação (jornais, revistas, televisão, rádio), artigos em blogs específicos na internet, possibilitando uma nova fonte de divulgação dos fatos e das ideias.

Por vivermos em uma sociedade de pluralidade de interesses, não podemos vedar a veiculação de qualquer forma de expressão. Assim, no afã de exercer o seu direito de leitura, cabe ao leitor ter acesso aos diversos meios de comunicação de qualidade e exercer o seu espírito critico para saber dissecar eventual informação com cunho manipulador.

Deixe um comentário