O que move o mundo? O que faz a nossa realidade mudar? São os sonhos das pessoas, de mudar e melhorar a qualidade da vida do ser humano.
As grandes descobertas e invenções foram fruto de um sonho. Cristóvão Colombo sonhava atravessar os oceanos e encontrar novas terras e, por isto, muitos o achava estranho e sonhador. Bill Gates, quando fundou a Microsoft, tinha o sonho de cada cidadão do mundo ter um computador em casa e no trabalho. Eles sonharam, foram realizar os seus sonhos e conseguiram, para o bem de todos nós.
Para ter sonhos que modifiquem a nossa vida e de outras pessoas, é necessário reservar alguns momentos de silêncio e de reflexão, longe da rotina diária de trabalho e de tarefas domésticas. Nestes momentos, pode-se fazer um levantamento da nossa vida atual, nossos problemas, nossos relacionamentos e, a partir daí, vislumbrar novas maneiras de viver e de melhorar a vida. Para cada problema, existe sempre uma solução, basta persistir na procura de encontrar uma grande ideia. Além disso, o universo colabora com as pessoas que procuram soluções, pois estas pessoas estão atentas a qualquer solução, que em outra circunstância passaria despercebida.
A regra para ter uma vida melhor individual e coletiva é não deixar a rotina dominar os sentidos humanos. Também é importante refletir sobre cada ação a realizar, ponderando todas as possíveis consequências boas e ruins, tomando a melhor decisão para o momento presente e para o futuro, fazendo gestos conscientes, evitando atitudes impulsivas e não planejadas.
Uma coisa é certa, se a sua vida está como está e você continua a adotar as mesmas ações, você continuará a ter o mesmo resultado. Somente conseguimos resultados melhores para a nossa vida, quando adotamos atitudes diferentes e modificadoras de nossa vida.
Todas as pessoas vencedoras e que mudaram o mundo acreditaram e trabalharam pelos seus sonhos, apesar de muitas pessoas não acreditarem nelas, mas elas acreditavam no que faziam e foram em frente para realizar o seu sonho.
Assim, o sonho é a primeira etapa para todas as realizações humanas, sejam elas de cunho particular, profissional, empreendedor, etc. Quando vemos uma obra humana, podemos ter certeza, que ela teve origem em um sonho de um ser humano.