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Liberdade e responsabilidade: redescobrindo o valor do indivíduo na Era do Estado Onipresente

Em um tempo em que a presença do Estado se faz sentir em quase todas as esferas da vida, redescobrir o valor do indivíduo tornou-se não apenas um exercício teórico, mas uma urgência civilizatória. Acostumados à tutela constante do poder público, muitos cidadãos deixaram de buscar soluções por si mesmos, preferindo recorrer ao governo para resolver problemas cotidianos. O resultado é uma sociedade que, aos poucos, troca a liberdade pela dependência, e a responsabilidade pessoal pela espera da ajuda estatal e pela queixa institucional.

Há uma tendência crescente em responsabilizar o governo por tudo: dos entraves burocráticos ao número de feriados no calendário, passando por margens de lucro apertadas ou legislações trabalhistas. Essa postura, embora compreensível, escancara um erro conceitual: esperar que o Estado cumpra papéis que pertencem ao indivíduo, às famílias, às empresas e à sociedade civil organizada.

É neste contexto que torna-se importante os ensinamentos de Herbert Hoover, contidos em American Individualism. Ele defende que o verdadeiro vigor de uma nação reside não no aparato estatal, mas na disposição moral e na ação cívica de seus cidadãos. Ele propõe uma visão em que a iniciativa pessoal é incentivada e guiada por um compromisso ético com o bem comum. É a liberdade que floresce dentro de limites morais.

Nesse modelo, o governo assume seu papel como árbitro, não como protagonista. Sua função é garantir segurança, justiça e condições para o florescimento da criatividade individual. É o oposto do dirigismo estatal.

A ética do trabalho e o respeito à propriedade privada são pilares do individualismo. O trabalho dignifica, gera autonomia e permite servir à comunidade. A propriedade é o espaço de liberdade que permite colher os frutos do esforço pessoal. No entanto, liberdade econômica exige regras claras e justas. Práticas predatórias e monopólios são formas de opressão que ferem a confiança pública e exigem intervenção equilibrada do Estado.

A liberdade não sobrevive sem formação moral e intelectual. A educação deve moldar não apenas profissionais, mas cidadãos. Deve ensinar ética, respeito, cooperação e o senso de dever. Essa formação começa na família, se estende à escola e é reforçada por instituições civis — igrejas, associações e movimentos comunitários.

A família é a primeira escola do indivíduo. É nela que se aprende disciplina, solidariedade e responsabilidade. Fortalecer a família é fortalecer a liberdade.

Vivemos uma era marcada por desigualdade, inovação tecnológica acelerada e urbanização crescente. A resposta, no entanto, não deve ser mais controle estatal, e sim um renascimento do individualismo ético. Isso implica em reformas que ampliem o acesso, protejam os vulneráveis e promovam o mérito — sem sacrificar a liberdade de iniciativa.

Dessa forma, o Estado deve somente regular e deixar os indivíduos livres para criarem riquezas, com liberdade e consciente dos seus deveres.

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